A Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Saúde, alerta que a campanha multivacinação, com foco na atualização das vacinas das crianças e adolescentes do município, termina nesta sexta-feira (22), mas as vacinas seguem sendo aplicadas ao longo de todo o ano nos Postos de Saúde e no Centro de Saúde Manoel Jácome. Até o penúltimo dia da campanha, foram vacinadas 344 crianças e 131 adolescentes.

A campanha do Ministério da Saúde teve início no dia 11 de setembro e, o Dia D da campanha aconteceu no dia 16 com horário de atendimento estendido nas unidades de saúde do município.

Atualização vacinal é voltada para crianças com até 5 anos e adolescentes com idade de até 15 anos. Todas as vacinas que o público alvo tem direito a tomar, permanecem disponíveis gratuitamente nos PSF’s e no Centro de Saúde Manoel Jácome.

A coordenadora de imunização do município, Danielle Silva de Farias Medeiros, destacou que independente da campanha a atualização vacinal deve ser realizada, para preservar a saúde das crianças e adolescentes, além de ajudar no planejamento de novas campanhas. “Embora a campanha do Ministério da Saúde tenha chegado ao fim, as vacinas permanecem sendo aplicadas ao longo de todo o ano nas unidades de saúde. A atualização vacinal deve ser realizada para garantir mais saúde para nossas crianças e adolescentes”, declarou.

Além das vacinas protocolares, também estão sendo aplicadas as vacinas contra o HPV nas meninas com idade de 9 a 14 anos e nos meninos com idade de 11 a 14 anos e a vacina da meningite para ambos os sexos com idade de 12 e 13 anos.

Para realizar a atualização vacinal basta se dirigir aos PSF’s mais próximo de sua residência ou ao Centro de Saúde Manoel Jácome portando o cartão de vacina.

O atendimento nos PSF’s acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 13h e no Centro de Saúde Manoel Jácome acontece de segunda a sexta-feira pela manhã das 7h30 às 11h30, e pela tarde das 13h às 17h.