Na manhã desta sexta-feira (01), a secretaria de Saúde de Lagoa Seca realiza o último dia de ações em alusão ao novembro azul. A ação aconteceu no Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho e reuniu mais de 100 homens do município.

O principal objetivo da realização dessas ações é alertar sobre a importância da realização do exame de próstata. Além disso, a secretaria está disponibilizando à marcação de 50 ultrassonografias e 300 vagas para o encaminhamento do PSA (Antígeno Prostático Específico). As realizações dessas ações ocorreram desde o início do mês em todas as unidades de saúde básica do município e tiveram como público alvo homens com idade igual ou superior há 40 anos.

 “Sabemos que a maioria dos homens são despreocupados com o cuidado à saúde, e por muitas vezes só chega ao hospital por insistência de suas companheiras. Dessa forma, o trabalho que vem sendo realizado não conta apenas com a prevenção ao câncer de próstata, mas também com cuidado da saúde em geral do homem. As ações contam com a presença de educador físico, nutricionista e médico geral para verificar e acompanhar o estado atual de saúde do homem lagoassequense”, explicou o secretário de Saúde Iran Barbosa.

O gestor do município, Fábio Ramalho, esteve presente e acompanhou de perto a ação que vinha sendo realizada. “Ações como essa são de suma importância para à saúde dos homens da nossa cidade, pois além da realização dos exames de próstatas ofertados, eles têm a oportunidade de fazer uma consulta geral”, enfatizou o prefeito.