A Secretária de Saúde de Lagoa Seca realizou uma audiência pública onde foi apresentado o último relatório de setembro a dezembro do ano de 2017. O documento é uma exposição dos serviços da pasta – através de dados estatísticos -, que aconteceram nos referidos meses.
O secretário de Saúde, Iran Barbosa, enumerou alguns dados que a pasta trouxe no último quadrimestre do ano passado relatando a preocupação com a melhoria na qualidade dos trabalhos prestados à população. “15% da arrecadação de impostos do município são repassados para a pasta da saúde, contudo, a nossa apoquentação é sempre fazer mais e melhor”, frisou.
O secretário ainda colocou algumas despesas administrativas, como fardamento e protetor solar para os agentes de saúde, capacitação aos profissionais da área, terceirização dos exames laboratoriais, aquisição de cadeiras, birôs e computadores, entre outras demandas.
Em seguida, foi a vez do assessor de planejamento da Secretaria de Saúde apresentar o relatório com os números do documento. Segundo o relatório, cerca de 10.953 munícipes utilizaram os serviços do hospital no último quadrimestre, por exemplo.

DADOS DO HOSPITAL MUNICIPAL NO ÚLTIMO QUADRIMESTE:

  • Atendimento de Urgência (8.391 casos);
  • Consultas com observação (1.368 casos);
  • Pequenas cirurgias (218 casos);
  • Eletrocardiogramas(49 casos);
  • Ultrassonografias (840 casos);
  • Internações hospitalares (87casos)

MÉDIA COMPLEXIDADE e ESPECIALIDADES:

  • Atendimento de fisioterapia, exames clínicos, endocrinologia, pediatria, cirurgião geral, psiquiatria, clínico geral, fonoaudiologia, entre tantos outros. Total de 31.526 pacientes atendidos.

DADOS DA ATENÇÃO BÁSICA:

  • Consultas de enfermagem, consultas médicas, atendimentos odontológicos, visitas dos agentes comunitários de saúde, ginecologia e obstetrícia.Total de 52.624 pacientes atendidos.

O relatório mostrou também que a cidade possui 2.785 famílias beneficiadas pelo o programa Bolsa Família. Sendo assim, na 2ª vigência de 2017 foram acompanhadas 2.291 famílias pela Atenção Básica com 82,26 %.
Por fim, a Secretaria de Saúde informou que, no mês de maio, duas unidades de saúde e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão inauguradas, uma no bairro Juraci Palhano, e outra nas redondezas do Campo do Bahia.