A unidade móvel SESC Saúde Mulher já começou, nesta segunda (11), a realizar os exames gratuitos de mamografia e citológico. A iniciativa é uma parceria que envolve a Secretaria de Saúde e o SESC.
Hoje pela manhã, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) recebeu as pacientes. Na acolhida inicial, o educador físico Henrique Almeida ressaltou a importância da prevenção para uma saúde de qualidade alinhada à prática de exercícios.
Para fazer o procedimento de mamografia, a faixa etária necessária será de 50 a 69 anos, e para o exame citológico, a idade deve ser dos 25 aos 64 anos.
As interessadas devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o agendamento do exame, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Vera Correia é umas das mulheres que, pela primeira vez, fez os dois exames oferecidos pela ação. “Ao saber da possibilidade dos exames que estão sendo prestados, eu fiquei muito feliz. Será a primeira vez na minha vida que farei o exame da mamografia e citológico. Estou ansiosa, mas otimista com o resultado. Achei muito importante tal iniciativa”, enfatizou.

A unidade móvel está instalada na Praça Severino Cabral (Igreja Matriz), onde serão realizados os exames, no turno da manhã (a partir das 8h) e à tarde (a partir das 13h). Os exames serão oferecidos até o dia 13 de julho. Durante todo o período de atendimento, cerca de 80 mulheres farão os exames todos os dias.