A Secretária de Saúde de Lagoa Seca realizou uma audiência pública, ontem, (09), na Câmara de Vereadores, onde foi apresentado o relatório de janeiro a abril de 2018. O documento é uma exposição dos serviços da pasta – através de dados estatísticos -, que aconteceram nos referidos meses.

Estiveram presentes no local representantes da Atenção Básica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da direção do hospital municipal, do posto de saúde Manoel Jácome, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), representantes das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica e demais agentes que atuam na pasta. O assessor de planejamento Assis Campos, da Secretaria de Saúde, apresentou o relatório com os números do documento.

DADOS DO HOSPITAL MUNICIPAL: no primeiro quadrimestre deste ano, o hospital municipal realizou procedimentos como: atendimento ambulatorial de urgência e emergência; exames laboratoriais; atendimento especializado em pediatria; exames especializados em ultrassonografia; realização de pequenas cirurgias; exames de eletrocardiograma; entre tantos outros. Cerca de 10.630 pessoas foram atendidas no primeiro quadrimestre.

– Atendimento de Urgência: 1.496
– Consulta médica em atenção especializada: 368
– Eletrocardiograma: 80
– Atendimento médico em unidade de pronto atendimento: 8.555
– Excisão de lesão e/ou sutura de ferimento na pele: 16
– Exerese tumor pele e anexos / cisto sebaceo/ lipoma: 115

DADOS DA ATENÇÃO BÁSICA: a atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Foram atendidas 12.254 pessoas

– Consultas agendadas: 6.839
– Consultas agendadas programadas/cuidados: 1.553
– Demanda espontânea (atendimento de urgência): 13
– Demanda espontânea (consulta no dia): 3.820
– Demanda espontânea (escuta inicial/orientações): 29

DADOS DOS ATENDIMENTOS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO): cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos, totalizando um total de 3.265 atendimentos.