Os professores da rede pública de ensino estão participando de um encontro pedagógico com tema voltado para a educação inclusiva. O evento que está acontecendo no salão paroquial, reúne dezenas de docentes que estão envolvidos nas palestras e orientações voltadas para o tema proposto. A abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta (04) e se estende até esta sexta.

A palestrante do primeiro dia é a psicóloga Gabriela Soares. ‘Comportamento humano e o processo ensino- aprendizagem’ aborda temas vinculados ao desenvolvimento infantil, com o objetivo de trazer recursos que auxiliem na identificação de sinais e sintomas peculiares a transtornos do neurodensevolvimento que acabam por interferir no processo de aprendizagem, considerando particularidades de cada indivíduo.

“Essa temática é importante, pois dará ao educador a oportunidade de criar estratégias de ensino que promovam a aprendizagem de crianças que vivem com transtornos como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Visual, e Deficiência Intelectual”, comentou a psicóloga.

Gabriela, que é também neuropsicóloga, elencou alguns fatores que influenciam no desenvolvimento de uma criança, são eles: a genética, o fator social, o fator biológico e a individualidade de cada ser.

A palestrante também disse que era importante que as crianças, através dos pais, tivessem sempre contatos sociais, pois são fatores de estímulos no processo de desenvolvimento cognitivo.
A relação família-escola também foi discutida entre a palestrante e os professores presentes.

Os alunos do 4º e 5º da escola Antônio Demétrio Cassiano, no sítio Quicé, fizeram uma apresentação artística do teatro mudo. Entre aplausos, a apresentação marcou a valorização dos talentos da escola.

A mesma palestra acontece à tarde, só que dessa vez o público será diferente. Os professores do turno da tarde irão ser contemplados com a temática.

Já nesta sexta (05), segundo e último dia de encontro, a palestra terá o tema “Cuidar de si, para cuidar do outro” e será oferecida pela educadora em saúde, Lívia Soares. O evento também acontece o dia todo.