Nesta quinta-feira (13), acontece a caminhada literária e a reabertura do Ponto de Leitura Maria do Carmo Barbosa Silva, localizado na Rua João Francisco de Oliveira, no bairro Centro. O evento será realizado pela Secretaria de Educação de Lagoa Seca – PB e reúnem alunos das escolas Frei Manfredo, José Marques, Maria da Guia e da creche Alzira Coutinho.

A ação tem o objetivo de incentivar a leitura, principalmente desde a infância e, ampliar o hábito para outros ambientes além da escola, mostrando também para os adultos que eles podem e devem ler para as crianças ainda não alfabetizadas. Os alunos participantes estarão caracterizados de personagens da literatura infantil, segurando cartazes e faixas contendo mensagens de incentivo a pratica da leitura e distribuindo panfletos.

A caminhada seguirá pelas principais ruas da cidade e terminará no Ponto de Leitura, onde acontecerá a solenidade de reabertura. O Ponto de Leitura funcionará de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h, e contará com uma equipe de seis pessoas, dentre elas: psicóloga, psicopedagoga, coordenadora, digitadora e pedagogas.

O atendimento será direcionado a alunos com deficiência, déficit de atenção ou qualquer problema de aprendizagem, que serão encaminhados pela coordenação das escolas. Haverá também atendimento aos professores do município. Além disso, o Ponto contará com um acervo literário aberto ao público com o objetivo de incentivar a leitura fora da escola, onde terão os seguintes gêneros: literatura infanto-juvenil, contos clássicos, pesquisa científica, literatura acadêmica, gêneros textuais, revistas diversas, entre outros.

De acordo com o prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, o hábito da leitura é uma pratica saudável para crianças, jovens e adultos. “A leitura deve ser um hábito na vida de todas as pessoas, independentemente da idade. Sabemos que crianças precisam de exemplos e estímulos por parte dos adultos, então é importante que ações como esta ocorram, para falar sobre a importância da leitura e sobre a influência dos adultos em gerar nas crianças o gosto pela leitura, por isso convido todos a participar”, destacou.