Chegaram ao fim as solenidades que marcaram os 55 anos de emancipação política da cidade de Lagoa Seca. Foram 4 dias de entregas das reformas de algumas escolas da zona rural e também de um posto de saúde. Nesta quinta-feira (10), a comunidade do Pai Domingos prestigiou mais um feito na comunidade. Dessa vez, foi a vez da reforma da Escola Municipal Abelardo Coutinho, que foi entregue pelo prefeito Fábio Ramalho.

Foram mais de três meses de trabalho na unidade escolar, com cerca de 107 mil reais investidos para a reforma do prédio. A obra, que teve início em agosto do ano passado, foi concluída para atender melhor as necessidades da comunidade e dos alunos que ali estudam.

A Escola Abelardo Coutinho

Em meados de 1975, a Escola Municipal Abelardo Coutinho tinha a sua primeira pedra colocada na comunidade do Pai Domingos. O nome da instituição foi colocado em homenagem ao pai do ex- prefeito Bola Coutinho. Também segundo a direção da escola, a última reforma que o local teve foi em 2008.

Reformas na instituição

Ouvindo os anseios da equipe escolar do Pai Domingos e toda comunidade, o prefeito Fábio Ramalhou assinou a ordem de serviço, também no ano passado, em comunhão com os moradores do povoado. Enquanto a unidade estava recebendo reparos, os alunos continuaram com as aulas dentro do calendário pedagógico na escola Alzira Coutinho, na comunidade Almeida, região próxima ao povoado do Pai Domingos. O transporte escolar da prefeitura fez a mobilidade dos alunos e a equipe de profissionais da escola.

Houve então, revestimentos com cerâmica nas paredes internas; pisos de lastro de concreto magro; pinturas nas áreas internas e externas foram os primeiros trabalhos que a escola recebeu. Pias e lavatórios de louças e metais estão dentro das instalações novas no prédio. O telhado desgastado foi retirado para a instalação de um novo. As salas de aula receberam lastro de concreto, contrapiso desempenado e revestimento de piso cerâmico. Toda a calçada em volta do prédio foi demolida e reconstruída, tanto o piso como a alvenaria da mesma.

A entrega

Nas falas que antecederam a entrega oficial da reforma, umas das palavras mais mencionadas pelas autoridades foi ‘gratidão’. Sentimento que prendia a atenção para o prefeito Fábio Ramalho. A abertura dos discursos se deu pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Ramalho. O vereador Iácome Jácome também usou o microfone para agradecer os tantos pedidos que o gestor atendeu à comunidade.

Estiveram também no evento e discursando: o deputado estadual eleito, Anderson Monteiro; o ex-prefeito Bola Coutinho; o ex-prefeito Pedro Jácome de Moura; Joab Vilar, que representou os pais e mães dos alunos da escola Abelardo Coutinho; Roberto Coelho, que falou em nome dos moradores; A diretora da escola, Ana Maria Coelho; o secretário de educação, José Walter Costa; a vice-prefeita Dalva Lucena e o prefeito Fábio Ramalho.

“Zelem, pois, como sempre dizemos, o que é público é de vocês. Diante dos limites, estamos transcendendo as dificuldades e fazendo muito mais pela educação”, enfatizou o gestor Fábio.

O prefeito adiantou em primeira mão que, só ainda neste mês serão entregues a reforma do mercado público, localizado no Centro de Lagoa Seca, e do calendário com as novas reformas futuras de outras unidades escolares no município. Tudo isso previsto ainda em janeiro.

Já no final, houve a retirada da fita simbólica que estava no portão principal da escola e a descortinação da placa, entregue pelo prefeito e outras autoridades. Um lanche foi servido ao público presente.

Índice no IDEB

Um dado foi levado em consideração enquanto o secretário de educação, José Walter Costa, falava no evento. Segundo ele, a pasta da educação se orgulhava por causa do alcance que Escola Abelardo Coutinho teve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano passado. Numa meta de atingir 4,2 no ranking da educação, a Abelardo Coutinho superou e, para orgulho da cidade, atingiu o valor de 5.2. Ainda segundo José Walter, isso se dava ao trabalho em equipe de toda a gestão.