O projeto “Lagoa Seca Arborizada” foi criado por iniciativa popular com o apoio da Prefeitura de Lagoa Seca através da Secretaria de Agricultura. A proposta teve início no ano de 2017 e já contemplou a zona urbana e rural com mais de 2.500 árvores plantadas, adquiridas a partir de plantio e doação de mudas pela população e por parcerias com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Prefeitura de Campina Grande.

A proposta foi pensada pelo morador do Floriano, Gilvan Francelino, que teve a iniciativa de levar para as escolas uma palestra de educação ambiental. “Observando o alto grau de desmatamento em nosso país, resolvi elaborar uma proposta capaz de ensinar as crianças a importância da plantação de novas árvores e o cuidado com nosso meio ambiente. Foi quando, junto com o vereador Iácome Jácome, secretário de Agricultura da época, resolvendo estender o projeto ao município, e assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida aos lagoassequenses”, explicou ele.

O objetivo principal do projeto é o paisagismo que tem como finalidade proporcionar sombras, trazendo um visual melhor para a cidade e um ambiente mais agradável para a população.

O plantio acontece em escolas, calçadas públicas, estádio municipal, unidades de saúde e praças. Atualmente, a distribuição conta com mais de 10 espécies, sendo a maioria arbórea (ipê roxo, ipê amarelo, sabão, algodão arbóreo, craibeira, jasmim, etc).

Na área urbana, a Rua Betinho de Souza no Centro e a Rua Osvaldo Batista Anacleto no bairro do Anacleto são exemplos da implantação do projeto. Na zona rural, as escolas que passaram por reformas e reestruturação receberam também o plantio (Covão, Campinote, Pai Domingos, Floriano, Quicé, etc).

A iniciativa foi tão importante para a cidade que se tornou lei no mesmo ano da sua implantação. A Lei n° 263/2017 de 14 de dezembro de 2017, garante plano municipal de arborização urbana que estabelece uma política de plantio, preservação, manejo e expansão.

As pessoas que se interessarem em pegar uma muda para a plantação em sua residência devem ficar atenta às redes sociais, a distribuição acontece sempre em dias programados e a ação é sempre avisada com antecedência.