O Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST) da Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (25), o treinamento para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho (CIPA) de Lagoa Seca. Até a quarta-feira (27), a formação estará acontecendo.

A CIPA é composta por funcionários representantes de todas as secretarias, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas pela Norma Regulamentadora de número 5, presente na Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, considerada a “bíblia” dos trabalhadores.

De forma mais objetiva, a Comissão vai garantir a representação dos trabalhadores nas questões de melhoria da segurança e saúde ocupacional. Ainda segundo o que está sendo passado no treinamento, serão atribuições do grupo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir ou eliminar os riscos no local. E não é só isso. Os representantes solicitarão ainda medidas preventivas e orientarão os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

A formação está sendo conduzida pela técnica em Segurança do Trabalho, Livian Farias, que afirmou que as reuniões ordinárias da CIPA vão acontecer mensalmente e que um plano de ação para o biênio 2020/2021 será montado para ajudar as atividades da equipe. No final dos três dias de encontros, haverá a escolha para o presidente, vice-presidente e secretariado da CIPA.

Dentre as inúmeras tarefas do movimento, estará a futura realização da Semana Interna de Prevenção à Acidente de Trabalho (SIPAT), um evento que vai conscientizar os funcionários da prefeitura acerca dos cuidados com as doenças e acidentes no trabalho. A previsão é que ele aconteça ano que vem.