Desde o início do mês, servidores da prefeitura estão passando por atendimento clínico ocupacional visando prevenir as causas das doenças e acidentes no local de trabalho. Registros desta terça-feira (26), mostram funcionários da Saúde recebendo assistência com a enfermeira do trabalho, Milene Evaristo, lotada no Serviço de Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST) de Lagoa Seca.

De acordo com o SESST, os atendimentos até o final do ano serão direcionados aos funcionários da Saúde. Já passaram pelo local, trabalhadores da Atenção Básica, agora, a vez é dos dentistas. Ainda segundo a coordenação, o ano que vem será feito um calendário para atender as demais secretarias.

No momento, os horários dos exames são de 8h ao meio-dia, nas terças, quintas e sextas. Não é preciso agendar a consulta, o servidor é convocado pelas coordenações. Em casos mais graves ou de urgência, o paciente será encaminhando ao médico do trabalho, que também tem expediente no próprio SESST.

“Mas só o exame não basta”, conta Livian Farias, coordenadora da ação e técnica em segurança do trabalho. Uma caderneta que tem orientações de como se prevenir no ambiente de trabalho e ainda serve para acompanhar o servidor no seus exames está sendo entregue no atendimento. “Um feito histórico e que poucos municípios têm”, completou ela.