Quem visitou a feira do Mercado Público do Produtor Rural neste sábado,30, se deparou com as equipes da Secretaria Saúde convidando a população a participar das ações e atividades que estavam acontecendo no local. É que hoje, em Lagoa Seca, foi a culminância da campanha do Novembro Azul – mês de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Tudo gratuito e rápido. Assim estiveram os exames de aferição de pressão e diagnóstico clínico bucal, no entanto, testes rápidos de glicemia, hepatite, HIV e sífilis também fizeram parte dos atendimentos dos profissionais da pasta. A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ainda entregou kits que reforçam os cuidados com a saúde bucal. A vacina contra o sarampo também foi ofertada. O segundo “Dia D”, que tem alvo jovens de 20 a 29 anos, é realizado durante o dia.

Já que a pauta do evento estava voltada ao homem e os cuidados com a próstata, a prefeitura em parceria com a empresa médica Dr. Na Hora realizou ainda exames de PSA – exame que coleta sangue dos homens para a detecção de alguma anomalia na próstata. Centenas puderam fazer o procedimento, que deve sair em até 10 dias e será repassado à Secretaria de Saúde, informou a empresa.
Mas não foi só isso. Uma psicóloga e um médico, ambos vindos da Dr. Na Hora, falaram ao público, visando alertar para os cuidados com a saúde mental e física do homem.

Todo o mutirão teve a colaboração dos servidores da Saúde. Uma rede integrada das coordenações e postos médicos reuniu a classe neste sábado. Servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento fizeram sua contribuição, isto é, representaram a pasta e doaram mudas, já os agentes da vigilância ambiental entregaram peixes piabas, grupo aquático que ajuda a combater larvas do mosquito Aedes Aegypti.

O Secretário Iran Barbosa fez um balanço de tudo que aconteceu ao longo do mês nas comunidades referente à campanha.
Por incrível que pareça, diante do investimento e tudo o que foi feito, o resultado foi muito positivo. Passamos pelas comunidades e postos da Atenção Básica e vi a presença dos homens[…] foi algo admirável”, comemorou o secretário, que ainda lembrou do êxito do último evento organizado, especialmente, pela coordenação de Saúde Bucal na cidade, com objetivo de chamar atenção para o câncer de boca.

Numa fala, que se caracterizou mais pelo apelo, o prefeito Fábio Ramalho elogiou a campanha e pediu que os homens buscassem mais a prevenção. “É preciso estar atento, atenta à saúde, buscando prevenção e evitando problemas futuros”, disse.

Casos de câncer de próstata no país

Os últimos números de câncer de próstata no país são de 2018, somando um total de 68.220 novos casos só no ano passado. A informação está contida no portal do Ministério da Saúde, onde não traz dados atualizados da doença.
O que se sabe ainda é que, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, ainda segundo o ministério.