Alunos da Escola Antônio Maria Porto, localizada no sítio Manguape, estão dando o que falar. É que através de um projeto pedagógico inspirado no quadro jornalístico “Calendário JPB”, da TV Paraíba, afiliada à Rede Globo, as crianças puderam aprender como é a produção de uma rotina jornalística e cobraram melhorias na escola.

E a pauta deu certo. Um dos entrevistados foi o secretário de Educação do município, José Walter Costa, que garantiu que a escola receberá a construção de um muro para a unidade, a instalação da rede hidráulica no local e a pintura do prédio.

As crianças reproduziram toda a rotina de um telejornal. Elas se organizam em equipes de produção, reportagem, edição e técnica. A apresentadora e um repórter se inspiram nos jornalistas Denise Delmiro e Danilo Alves.

O prefeito Fábio Ramalho acompanhou a repercussão nas redes sociais e na própria televisão e parabenizou a iniciativa dos alunos. “Parabenizo aos que se empenharam neste projeto que cobra melhorias e garante direitos aos pequenos”, disse.

A ideia surgiu durante aulas da disciplina de Português. “A gente se preocupa muito com a aprendizagem dos meninos, principalmente com leitura e a escrita. Os meninos se empolgaram em fazer esse projeto. Eles são autores de tudo”, pontuou a professora Márcia Araújo.