A Secretaria de Saúde está convocando os moradores de Lagoa Seca a atualizarem o cartão de vacinação, em especial, para receberem a dose de sarampo presente nesta nova campanha, tendo em vista os casos da doença que vêm crescendo em alguns estados do país.

Essa é uma campanha de atualização da caderneta de vacinação. Estamos dando ênfase ao sarampo porque ele está se expandindo facilmente, porém, quando pegarmos o cartão, faremos as vacinações que podem estar em atraso, tanto nos casos das crianças quanto nos adultos”, explicou a coordenadora de imunização do município Danielle Medeiros.

Esquema vacinal

Para o atual momento, o público-alvo da cobertura vacinal da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) abrange pessoas dos 05 aos 19 anos de idade não vacinadas. A campanha começa em 10 de fevereiro em todas as unidades básicas de saúde e se encerra no dia 13 de março. O “Dia D” será promovido no dia 15 de fevereiro, apenas na Policlínica Manoel Jácome, das 8h às 17h.

Ainda segundo Danielle, a população é o agente principal no combate contra o sarampo. “Enfatizamos sempre que é imprescindível que a população participe da campanha e que, acima de tudo, garanta a si mesma uma rede de proteção contra o sarampo”, destacou.

Caso de sarampo confirmado em Lagoa Seca no ano passado

De acordo com boletim epidemiológico divulgado em dezembro do ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a cidade de Lagoa Seca teve um caso de sarampo confirmado. O documento ainda apontou que foram confirmados 52 casos da doença de janeiro até 14 de dezembro de 2019 só na Paraíba.

No que diz respeito à vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, o boletim diz que dos 223 municípios paraibanos, apenas 157 (70,4%) apresentaram cobertura vacinal igual ou maior que 95% até o mês de novembro. No entanto, a cobertura do Estado até outubro estava em 104,16%.