Começou nesta segunda-feira (23) a campanha nacional contra a gripe em Lagoa Seca. Estão sendo vacinados, primeiramente, idosos e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural estarão atendendo de 8h as 15h. Já a Policlínica Manoel Jácome até as 17h.

Vacinação a domicílio

Idosos que não puderem comparecer aos postos de saúde vão receber a vacina em casa. A ação está sendo controlada por agentes comunitários de saúde, que serão encarregados de agendar cada idoso enfermo no período de cobertura vacinal.

De acordo com o Secretaria de Saúde, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina da Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Imagem/Equipes de profissionais da saúde de saída para a vacinação a domicilio em Lagoa Seca na manhã desta segunda-feira, 23.

Segunda e terceira fase da campanha

2ª fase- a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase- a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Outras informações podem ser tiradas através das linhas telefônicas: 3366-1436 ou 3366-2288.