Agricultores de Lagoa Seca beneficiários do programa federal Garantia-Safra vão receber, em parcela única de R$ 850, o repasse do benefício referente à safra 2018/2019. A estimativa é que o pagamento seja realizado ainda neste primeiro semestre, entre junho e julho.

A Secretaria de Agricultura de Lagoa Seca informou que o dinheiro cai automaticamente na conta do agricultor que recebe o Bolsa Família, programa social do governo federal. No entanto, no caso de quem não tem o benefício, será gerado uma espécie de ordem de pagamento, por meio do Número de Identificação Social, o NIS, e repassado ao produtor rural através da Secretaria. O saque é feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

Devido ao estado de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou o pagamento em parcela única. Normalmente, o benefício é pago em cinco prestações.

O programa Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residem em regiões sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.