Aproximadamente 10 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe em Lagoa Seca durante a campanha de vacinação, que começou em 23 de março e terminou na última sexta-feira (03). De acordo com setor de imunização da Secretaria de Saúde, o total de vacinados foi de 9.910, que representa 107,19% do grupo prioritário esperado.

Do total de vacinados, 1.383 foram adultos entre 55 e 59 anos (173%), 534 foram trabalhadores da saúde (126%) e 3.394 foram idosos (107%), os únicos três públicos que tiveram números acima das metas do Ministério da Saúde, que é de 90%.

Além disso, 250 gestantes (cerca de 85% do esperado), 2.070 crianças (82%) e 31 puérperas (64%) também foram vacinadas, mas com médias abaixo das projeções da cobertura.

Por causa da preocupação do público com a pandemia, houve uma baixa no comparecimento aos postos de saúde, principalmente no caso das crianças, gestantes e puérperas”, disse Danielle Medeiros, enfermeira e coordenadora do setor de imunização do município.

Com o fim da campanha, as doses restantes da vacina estão disponíveis para qualquer pessoa que desejar ser imunizada, sem necessidade de se encaixar em uma prioridade. “As doses que restarem nas unidades básicas de saúde ficam destinadas a todo e qualquer indivíduo que desejar se vacinar“, reforça Danielle.

A vacina contra influenza não tem eficácia no combate ao novo coronavírus, porém, neste momento de pandemia, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19.