O município de Lagoa Seca iniciou, na tarde desta terça-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, que têm doenças preexistentes (comorbidades) ou alguma deficiência. A primeira criança a receber a dose do imunizante na cidade foi Petrus de Almeida Silva, de 10 anos. O menino tem Síndrome de Down e mora no bairro Anacleto.

O momento marcou o início da vacinação no município e aconteceu na Policlínica Manoel Jácome. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, pasta que recebeu, nesta semana, o primeiro lote com 160 doses da vacina pediátrica da Pfizer.

O prefeito Fábio Ramalho e a secretária municipal de Saúde, Cristiane Cavalcanti, também estiveram presentes no ato.

Durante a vacinação, Petrus ficou sentado no colo da mãe Estefane de Almeida. Eles chegaram na Policlínica por volta das 12h50. Após receber a dose do imunizante, o garoto ganhou um ‘certificado de coragem’ e guloseimas.

“Ver nosso filho vacinado é algo satisfatório. Diante de uma pandemia como essa, a vacinação é muito necessária; estou feliz e agradecida”, falou Estefane.

Petrus, de 10 anos, é a primeira criança vacinada contra Covid-19 em Lagoa Seca nesta terça-feira; ele está ao lado da mãe e da coordenadora de imunização do município, Irilene Barbosa (Imagem:DECOM/PMLS)

A Secretaria de Saúde informou que a sexta-feira (21) será de mais um dia de imunização para as crianças inseridas no atual público-alvo. O local de vacinação será, também, na Policlínica Manoel Jácome, no horário de atendimento das 8h às 12h. Para isso, os pais devem apresentar na hora o cartão do SUS ou CPF da criança, bem como um laudo médico que comprove sua condição clínica.

Caso os genitores não possam acompanhar a criança, um termo de responsabilidade deverá ser assinado pelos pais e apresentado pela pessoa que acompanhará o menor. O documento está disponível nas unidades de saúde de Lagoa Seca.

A estimativa, só em Lagoa Seca, segundo a pasta, é que aproximadamente 3 mil crianças compareçam aos postos indicados pela prefeitura para receber o antídoto contra o novo coronavírus.