Ainda na primeira fase de vacinação contra a Covid-19, Lagoa Seca começou, nesta sexta-feira (5), a imunização em idosos entre 75 e 79 anos. Por causa das poucas doses recebidas, a meta, neste momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, é vacinar por enquanto 53% do público-alvo. 

A coordenadora de imunização do município, Danielle Medeiros, explicou que a logística de vacinação para este grupo segue a mesma adotada anteriormente, isto é, os idosos estão sendo informados pelas unidades de saúde de suas localidades a respeito do agendamento para a vacinação no modelo drive thru. 

Outra expectativa, segundo ela, é a de que os idosos de 75 a 79 anos, em sua grande maioria, vão comparecer às próprias unidades por iniciativa pessoal, já que muitos dessa idade podem se locomover, ressaltou Danielle. A enfermeira afirmou ainda que, se necessário, equipes irão se deslocar até as residências dos que não têm condições de mobilidade. A Policlínica Manoel Jácome continua fora do ponto de vacinação contra o novo coronavírus.

Na quinta-feira (4), a prefeitura recebeu 260 doses da CoronaVac – antídoto desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac, que, no Brasil, está sendo produzido pelo Instituto Butantan –. Com essa quantidade, o governo municipal quer vacinar agora aproximadamente 500 pessoas, o que sintetiza os 53% do total de idosos entre 75 a 79 anos em Lagoa Seca. 

Esta semana também foi de ganho para os idosos pertencentes à faixa etária de 80 anos ou mais, pois a Secretaria de Saúde adquiriu mais um montante de doses, 90 no total, que já estão sendo injetadas nos braços dos que faltavam. Essa quota somada a da semana passada finaliza integralmente a vacinação neste grupo – 364 lagoassequenses imunizados contra a covid, um número alusivo ao começo da semana, quando o sistema drive tru foi adotado no município, até esta sexta-feira (5). 

Pular para o conteúdo