Os lugares de natureza exuberante, espaços de forte gastronomia regional e recônditos de pura conexão com o divino levaram Lagoa Seca a ser incluída no Mapa do Turismo Brasileiro em 2022.

Na prática, isso possibilitará Lagoa Seca participar da política nacional de turismo, beneficiando-se das ações do Ministério do Turismo e pleiteando recursos junto ao órgão.

Luciene Goveia destaca que, além de atuar em outras modalidades, como o artesanato, a gestão decidiu ampliar as potencialidades do turismo local.

“Cadastramos Lagoa Seca e agora fazemos parte da região de Turismo da Serra da Borborema. Já estamos no site do Ministério do Turismo. Todo mundo sabe que nós existimos e que podemos fazer planos e projetos, dando visibilidade a nossa terra tão querida”, explicou a diretora do Departamento de Cultura, instância localizada na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

O certificado que validou a Terra do Artesanato no Mapa do Turismo Brasileiro foi emitido na última sexta-feira. A conquista chega após um período longo atendendo a diferentes requisitos, critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo governo, dentre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico, neste caso o Conselho Municipal de Turismo – criado em outubro do ano passado.

“Nosso governo tem trabalhado muito para dar a Lagoa Seca o status e espaço no turismo brasileiro que ela merece. Ainda temos muito a percorrer, mas agora, com essa integração de nossa cidade no Mapa, estamos mais próximos de obter meios para investir ainda mais no turismo daqui”, destacou a prefeita Dalva Lucena.

O que faz Lagoa Seca ser uma cidade turística?

• Turismo Natural e Rural – Entre os destaques estão a Cachoeira do Pinga, no limite com o municípío de Matinhas, e um sítio arqueológico com pinturas rupestres, na comunidade Amaragi.

• Turismo Religioso – Os eventos religiosos destacam-se como uma importante manifestação cultural e turística. A Gruta Virgem dos Pobres está situada às margens da BR-104, para onde convergem, em romaria, inúmeros fiéis nos domingos e dias santificados. O Convento Ipuarana e o Centro Marista de Eventos também servem de ambiente para encontros institucionais e de lazer.

• Turismo Gastronômico – Atualmente, Lagoa Seca coleciona um leque de restaurantes espalhados (especialmente na zona rural) da cidade, oferecendo ao turista um cardápio regional e contato propício com a natureza.