Alunos da rede municipal de ensino de Lagoa Seca, especificamente do 1º ao 5º ano, tiveram um bom desempenho na avaliação do Programa Estadual Integra Educação PB 2021, antes intitulado de SOMA. Para cumprir uma das etapas do programa, foram realizadas avaliações diagnósticas entre os estudantes para observar a aprendizagem deles nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática.

As aplicações dos exames aconteceram em abril deste ano e puderam identificar o desempenho dos alunos nas duas disciplinas. As constatações serão utilizadas como base para organização, mapeamento e planejamento de ações pedagógicas junto aos professores, visando melhorar ainda mais as estatísticas de aprendizagem e a qualidade do ensino.

Com as taxas de aprendizagem por conteúdo – tendo como parcial de 74,8% a avaliação em Língua Portuguesa, e de 78,6% quando as atividades estiveram voltadas para Matemática –, Lagoa Seca obteve o resultado final de 76,92%, o que significa dizer que a porcentagem ultrapassou a média estadual a qual concentra-se atualmente em 75%, levando o município a superar também os índices de outras localidades circunvizinhas e daquelas que têm população semelhante.

O secretário municipal de Educação, Iran Stênio Barbosa, chamou de ‘positivo’ a conquista obtida por Lagoa Seca no Integra Educação PB. Para ele, o saldo aponta o “desempenho dos alunos e seus avanços nos estudos, embora haja dificuldades, como o cenário de pandemia, que vem moldando a forma do ensino-aprendizagem vivida pelo sistema educacional. Tal resultado é importante para nós [da Educação], pois comprova nossos esforços para que os exames fossem aplicados remotamente e presencialmente.”

O Integra Educação PB funciona em regime de colaboração entre Governo do Estado e o município, e tem a finalidade de alfabetizar totalmente crianças na idade adequada, além de corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade/ano da classe estudantil.