A vacinação infantil contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos está bem próxima de completar, nesta semana, dois meses em Lagoa Seca. Segundo o mais novo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registra 68% de cobertura neste público.

A estimativa, conforme o Ministério da Saúde, é que Lagoa Seca tenha 1.944 crianças nessa faixa etária. Ao todo, 1.929 primeiras doses (D1) pediátricas foram aplicadas em aproximadamente 60 dias.

Cristiane Cavalcanti, secretária municipal da Saúde, comemora a adesão da vacinação infantil e alertou para a importância da imunização. “Cada dose aplicada é motivo de alegria. Precisamos que a população lagoassequense continue se conscientizando da relevância e efetividade dos imunizantes no combate ao coronavírus, para que possamos vencer essa pandemia”.

O Brasil ultrapassa as 1.400 mortes de meninos e meninas de até 11 anos em decorrência do novo coronavírus e mais de 2.400 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid, conjunto de sintomas graves que podem levar a óbito. Os dados são de janeiro deste ano e acumulados desde o começo pandemia.

De acordo com o último balanço atualizado na sexta-feira passada pela Secretaria de Saúde, Lagoa Seca já aplicou 19.261 doses contra a Covid-19 – neste quantitativo estão inclusas as 700 doses únicas da Janssen. Isso representa 96,66% de homens e mulheres a partir de 18 anos que já receberam ao menos uma dose. Deste total, 16.266 completaram o esquema vacinal, ou 81,64%. Os “revacinados”, ou seja, pessoas que tomaram a dose de reforço, totalizam 9.544 indivíduos, o equivalente a 46,90% dos habitantes.

Já o grupo com faixa etária entre 12 e 17 anos também está com um porcentual bem considerável quando o assunto é saúde e prevenção. Tanto é que 2.412 adolescentes receberam a primeira parte do antídoto, chegando a atingir 101% do público esperado. 1.914, por sua vez, já garantiram a segunda dose, elevando o índice para 80% dos que completaram o esquema vacinal.

Pular para o conteúdo