O mês de junho está aí e com ele aquele período que todo nordestino espera: comidas típicas, fogueiras acesas e muito forró para esquentar este tempo predominantemente frio. Para celebrar essa data tão significativa no calendário popular, a Prefeitura de Lagoa Seca não ficou de fora e, após dois anos de pandemia, vai promover uma programação especial e repleta de novidades.

Neste ano, o “São João descentralizado” vai ocorrer em duas regiões do município – Floriano e distrito de São Pedro (Campinote). A programação vai reunir apresentações de quadrilhas juninas e shows musicais com cantores da própria cidade.

Mas a maior novidade, sem dúvidas, é a inserção de Lagoa Seca na rota de festas d’O maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande. Pela primeira vez na história, a Terra do Artesanato está expondo e comercializando sua cultura em quatro pontos na Rainha da Borborema.

Essa parceria é muito significativa para nós, da gestão, e, de maneira especial, para nosso povo, que respira, ama e também tira seu sustento nesse tempo de festividades. A gente sabe que, com apoio do governo de Campina Grande, Lagoa Seca vai ganhar mais notoriedade, revelando talentos e potencialidades de nossa cultura e turismo”, comemorou a prefeita Dalva Lucena.

Toda logística e operação para que o mês de junho seja inesquecível aos lagoassequenses vêm sendo desenvolvidas diretamente pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. A estimativa, segundo a pasta, é que os eventos gerem renda a artesãos, comerciantes e músicos.

Todo lugar, nesse período junino, recebe turistas. Então pensamos em algo que desse oportunidade a trabalhadores daqui [de Lagoa Seca], a fim de que eles consigam expor seus trabalhos e ganhem dinheiro. Estamos otimistas!“, disse entusiasmada a diretora do departamento de Cultura, Luciene Gouveia.

Vila Sítio São João

No último sábado, 4, Lagoa Seca estreou na abertura oficial da Vila Sítio São João, localizada na Avenida Floriano Peixoto, no Bairro Dinamérica. Um espaço amplo foi ofertado ao que há de melhor no seguimento artesanal, gastronômico e turístico do município. A meta é dar visibilidade, por exemplo, a 150 artesãos, de maneira escalonada, oferecendo-lhes um cenário para expor e vender suas peças. A Vila Sítio São João estará recebendo o público até o dia 17 de julho, das quartas-feiras à sextas-feiras, de 16h as 22h, e sábado e domingo, de 10h as 22h.

Partage Shopping

A partir desta sexta-feira, 10 de junho, no Partage Shopping, também em Campina Grande, o município de Lagoa Seca divulgará suas riquezas nas áreas culturais, culinárias e turísticas, tendo um ponto de amostra na praça de eventos do shopping. Até 10 de julho, visitadores poderão passar pelo local, nas quartas-feiras e domingo, a partir das 16h. O Partage Shopping fica na Avenida Prefeito Severino Bezerra Cabral, no bairro Catolé.

Vila dos Cactos

A Vila dos Cactos será outro espaço para divulgar Lagoa Seca. O ambiente, também instalado na Rainha da Borborema, será uma cidade cenográfica montada com elementos principais da cultura forrozeira, em um ambiente que mais parece um verdadeiro arraiá junino. A Vila fica em frente ao Museu de Arte Moderna, outro ícone de Campina Grande, obra de Oscar Niemeyer e que é conhecido também como Museu dos Três Pandeiros, às margens do Açude Velho. É de lá que sairá o tradicional Ônibus do Forró.

Salão do Artesanato em Campina Grande

Foi reaberto nesta semana o Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande. Com o tema “Bordados que contam histórias”, a 34ª edição do salão deve atrair mais de 100 mil pessoas, segundo organizadores. O Salão do Artesanato funciona no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro do Catolé. O local vai atender das 15h às 22h, a partir desta terça (8) até o dia 3 de julho.

Reabertura do Salão do Artesanato em Lagoa Seca

Neste sábado (11), o Salão do Artesanato, situado no Centro de Lagoa Seca, reabre suas portas para quem desejar comprar produtos totalmente artesanais, com preços acessíveis, de várias modalidades e para todos os gostos. O funcionamento do Salão de Artesanato, durante junho, ficará sendo de segunda-feira a sábado, de 8h as 12h.

Muito forró no Floriano e Campinote

O São João descentralizado vai acontecer em duas datas, com apresentações de bandas e quadrilhas juninas. No dia 25 de junho, no Floriano, as atrações serão Fofim Dermantelo e Lúcio e Léo, e no dia 28, no povoado de São Pedro (Campinote), a festa será comandada por Daniel Rey e Adjaisom e parceiros do forró.

Restaurantes parceiros

Dois restaurantes parceiros e bem conhecidos em Lagoa Seca cedem seus estabelecimentos para intensificar a propagação do que há de bonito e vasto no artesanato local. São eles: restaurantes Pesque e Pague Quintal de Casa, no Anacleto, e Pôr do Sol, no Floriano.

Mercado Público do Produtor Rural

O “São João na Feira” será promovido na área externa do Mercado Público do Produtor Rural nos dias 18 e 25 de junho e 2 de julho, a partir das 7h.