A largada do Circuito Lagoassequense de Bike foi dada na manhã deste domingo (7) em Lagoa Seca. A partir de agora a cidade passa a ter oficialmente um calendário de atividades voltadas aos apaixonados pelo ciclismo – modalidade esportiva que vem ganhado adeptos e movimentando a cultura e o lazer no município.

Outros próximos quatro eventos desse mesmo seguimento estão para ocorrer até o início do próximo ano: Pedal do Artesanato (30/07); Pedal da Prevenção, em campanha ao Outubro Rosa (20/10) e Novembro Azul (26/11); Pedal do aniversário da cidade (07/01).

Para abrir o cronograma, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte promoveu o 1º Pedal do Trabalhador, em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado no primeiro dia de maio. Pessoas de diversas localidades fizeram suas inscrições para participar do movimento, que teve concentração hoje cedo na Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz), percorrendo algumas áreas da cidade em direção ao sítio Cumbe, localizado na zona rural.

Ao chegarem no destino final, sendo as instalações próximas à casa de farinha que pertence ao vereador Edvaldo Silva (Bode), o grupo foi acolhido com muita animação e uma mesa farta de frutas e outros alimentos nutritivos. A última parada, conhecida como “região das frutas”, foi palco para que o público desfrutasse ainda de um ar puro e uma paisagem exuberante, com contato direto com a natureza.

Tendas com serviço da saúde, a exemplo de atendimento inicial e fisioterapia, foram montadas para dar mais condições de deslocamento a quem pedalou nas estradas.
O 1º Pedal do Trabalhador aconteceu graças ao apoio de algumas empresas que abraçaram o projeto, bem como ao Lagoa Seca Bike – tradicional grupo, que desde 2016, incentiva homens e mulheres ao esporte. As Secretarias de Assistência Social, Saúde e os Departamentos de Trânsito e Transportes também ajudaram na logística. Outras instâncias, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, garantiram o bem-estar e a segurança do evento.

Autoridades municipais como a prefeita Dalva Lucena, o deputado estadual Fábio Ramalho, o secretário de Cultura, Márcio Rangel, e a secretária estadual executiva de Economia Solidária, Valéria Aragão, listaram as figuras políticas as quais marcaram presença.

O secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, disse que foi o resultado deste domingo superou as expectativas. “Tudo se saiu bem. Trabalhamos muito a fim de oferecer uma manhã de festa a quem ama estar sobre duas rodas. A gente vai continuar executando eventos desta natureza, sempre voltados a esse público que tanto nos inspira e orgulha”, avaliou Márcio Rangel.

A prefeita Dalva Lucena, por sua vez, elogiou a determinação dos ciclistas e afirmou que outros pedais serão melhores daquele que foi promovido neste domingo. “Vocês estão de parabéns, são atletas de ponta. Merecem sempre nosso reconhecimento e carinho. Continuaremos a desenvolver práticas ligadas ao esporte, seja qual for sua modalidade, pensando no quanto é importante termos uma saúde melhor e um estilo de vida saudável”.

Ao final prêmios foram sorteados e distribuídos entre os participantes.

Veja os principais registros deste 1º Pedal do Trabalhador