O amor está no ar. Esse foi o sentimento encontrado na primeira edição do Casamento Civil Comunitário de Lagoa Seca. 43 casais disseram o tão esperado “sim”, oficializando suas relações conjugais. A cerimônia dessa natureza – que embalou os corações apaixonados – aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) e foi promovida pela Secretaria de Assistência Social do município.

Embora a solenidade não pudesse comportar muitas pessoas, levando em consideração à pandemia, quem esteve no local presenciou um cenário encantador, desde a instalação de uma grande tenda para acolher casais e padrinhos, passando pela decoração com belos arranjos de flores, até a disponibilização de um salão de festas no qual serviu para a valsa e o jantar. Evitando aglomerações, cada casal e suas testemunhas ficaram em mesas separadas, onde ali mesmo ganharam o tradicional bolo de casamento.

Há duas décadas convivendo juntos e almejando a chegada dessa data, Lucineide Araújo e José Cícero integraram a lista de selecionados pela prefeitura para o casamento. “Orgulho e gratidão são as palavras que eu ‘tô’ sentindo agora. Há vinte anos que a gente vem sonhando com esse momento. Só mesmo Deus, em primeiro lugar, e a gestão municipal para nos oferecer essa oportunidade”, reconheceu Lucineide.

Sem dúvidas é um trabalho bonito; evento para que outras cidades sigam o exemplo”, sugeriu, por sua vez, José Cícero.

A oficialização do enlace matrimonial foi dada pelo juiz Vladimir José Nobre de Carvalho. Funcionários do Cartório de Registro Civil e Notas de Lagoa Seca preparam o trâmite jurídico e toda papelada do noivos. A entrega da Certidão de Casamento acontecia após as assinaturas dos cônjuges e das testemunhas.

A secretária de Assistência Social, Michelle Ribeiro, lembrou do percurso até a concretização do projeto, que é inovador em Lagoa Seca. “Quando olho para trás, tenho a certeza de que demos nosso melhor. A gente teve uma jornada grande de trabalho – incluindo avaliação, seleção dos noivos, logística […] E o que nos alegra, portanto, é ver no semblante de cada um o sinal de alegria”, avaliou a gestora, ciente da dedicação dos funcionários de sua pasta.

A vice-prefeita Dalva Lucena disse que a festa serviu no intuito de engrandecer os laços matrimoniais “Minha mensagem é essa: casais devem ser compreensivos, companheiros, amigos. Esta novidade [referindo-se ao casamento civil coletivo] vem fortalecer, engrandecer laços matrimoniais”, pontuou Dalva.

Outro casal vivendo há algum tempo em união são os jovens José Ranilson e Luana Silva. Eles comentaram do antigo desejo de registrar, de maneira oficial, o sentimento de amor existentes em ambos “Grande privilégio está vivendo isso. A gente vai viver, não apenas hoje, mas para sempre nosso amor e respeito mútuo”, garantiram os pombinhos, juntos há sete anos.

O primeiro Casamento Civil Comunitário torna-se um marco para Lagoa Seca, um grande feito a nossas famílias, muitas já constituídas. Com tal momento ímpar na vida das pessoas, a cidade se desenvolve cada vez mais. Aqui, externo meus cumprimentos à equipe da Semas [Secretaria de Assistência Social], atuantes neste belíssimo momento. Se os tempos são difíceis por conta da pandemia, o dia de hoje é de alegria”, comemorou o prefeito Fábio Ramalho.

Confira alguns registros do 1º Casamento Civil Comunitário de Lagoa Seca