A véspera do Dia do Artesão, celebrado oficialmente neste domingo (19), foi marcado com muita festa para os talentosos profissionais da cultura. A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte preparou o 1º Forró dos Artesãos – uma cerimônia ocorrida na Vila Sítio São João, em Campina Grande.

A programação reuniu conhecidas lideranças políticas do município e do compartimento da Borborema, além, claro, dos personagens principais do evento: homens e mulheres que fazem de Lagoa Seca a terra do artesanato.

Uma caravana com dois ônibus saiu da Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz) em direção ao local das homenagens. O Departamento de Transportes teve colaboração direta com o deslocamento do grupo. Ao chegar lá, as pessoas foram recepcionadas com a apresentação do grupo Ariús, seguimento que traz na dança a beleza e as raizes do folclore nordestino.

O momento também serviu de primeiro contato ente o novo responsável da Cultura, Márcio Rangel, e os artesãos da cidade. Rangel assume após a saída de José Roberto Pequeno (Beto do Floriano) das funções devido a seu retorno à Câmara Municipal. Rangel também anunciou Vera Lúcia Costa para chefiar o setor do artesanato. Ela, que também é artesã e conselheira tutelar, tem experiência com o cordel e produz há décadas peças artesanais.

Para o mais recente secretário, a festa possibilitou afirmar o compromisso da gestão municipal na defesa dos direitos e de políticas públicas em prol do artesão lagoassequense. “Temos um leque de artistas em Lagoa Seca. É por isso que acredito em momentos como esses, pois, além de integrar essa gente, faz com que esse setor da cultura seja valorizado cada vez, é assim que queremos, é assim que faremos com apoio dos amigos e da sensibilidade da prefeita Dalva Lucena”, afirmou Márcio Rangel.

Além dele, estiveram presentes ainda na festividade deste sábado a prefeita Dalva Lucena, o ex-prefeito e deputado estadual Fábio Ramalho, o ex-vereador e atual secretário adjunto da Secretaria de Cultura de Campina Grande, João Dantas, bem como outros secretários, coordenadores e servidores do governo municipal.

E se tem forró na pista, a animação ficou por conta dos forrozeiros Adriano Ezequiel e Djair Pereira. Um café repleto de iguarias nordestinas foi servido ao final.

Artesã por vocação, Glória de Fátima Luna parabenizou a ação da prefeitura em promover uma tarde especial. “Estou feliz e certa de que, assim como outras artistas, me sinto valorizada e convicta de que meu trabalho manual embeleza a vida”, disse.

Outra que também sai da esfera do gabinete e ama os fios construtores de expressivos produtos sob o artesanato, com base no crochê e tricô, por exemplo, é a prefeita Dalva. “Sabe, me considero uma artesã, pois é […] Admiro e faço alguns trabalhos com linhas. Sei o quanto precisamos ser valorizados, mas com luta, coragem e foco atingiremos nossos objetivos; e isso vale para o artesão, claro. Parabéns a todos vocês, e saibam que podem contar sempre conosco em busca de melhorias para a categoria”, garantiu a chefe do executivo municipal.

Confira os registros deste sábado: