Em uma solenidade que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 3, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento abriu oficialmente o programa municipal “Planta, Lagoa Seca” para o exercício do ano de 2022.

O programa, que tem a missão de garantir a sustentabilidade da agricultura familiar, aumentando a biodiversidade e valorizando a identidade local e cultural da cidade, vai distribuir, somente neste ano, mais de 2 toneladas de “sementes da paixão” ou também intituladas de “crioulas” – grãos melhorados pelas mãos dos agricultores, sem modificação genética nem uso de agrotóxicos.

O quantitativo de sementes é resultado do primeiro ano de programa, em 2021. Parte dos produtos veio da compra efetuada pela prefeitura, além daqueles produtores rurais que optaram pela devolução espontânea dos insumos. O governo municipal investiu para esse período o montante de mais de R$ 12 mil, na finalidade de dar continuidade ao trabalho.

Contemplam a lista de sementes: feijão (preto, carioca e faveta), milho jaboatão entre outras variedades. O armazenamento foi efetuado em tambores de plástico devidamente vedados, utilizando-se da pimenta- do-reino como defensivo contra pragas.

Em sintonia a isso, técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento expuseram um balanço do trabalho operado pela pasta no que diz respeito ao serviço de maquinários que fazem o corte de terra – demanda muito requisitada por quem vive na zona rural. Apesar dos desafios, a prefeitura conta com nove tratores (entre os que são próprios e alugados).

Dados da secretaria revelam que, em 2021, mais de 3 mil horas de corte de terra beneficiaram o total de 700 propriedades rurais de Lagoa Seca. A estimava é que essa tarefa seja cada vez mais frequente, contando com períodos grandes de chuva, auxiliando quem tira da agricultura seu sustento de vida.

Participaram do evento o prefeito Fábio Ramalho, a vice-prefeita Dalva Lucena, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Nelson Anacleto, e demais autoridades municipais, a exemplo de vereadores do Poder Legislativo local, associações comunitárias e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca.

Pular para o conteúdo