A campanha de vacinação contra febre aftosa acontece até 31 de maio. A finalidade da ação é livrar o município da doença, situação que favorece o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do país e também para o exterior.

No quesito legal e burocrático do processo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca dará apoio aos criadores do município. Vai funcionar assim: os produtores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas, existentes apenas na cidade vizinha, em Campina Grande. Só após a essa etapa inicial, com os animais imunizados, o pecuarista deverá comparecer à Secretaria de Agricultura para apresentar a nota fiscal da vacina e os dados do rebanho, que inclui sexo e idade dos animais, para que a pasta encaminhe a declaração à Defesa Agropecuária do Estado.

Mesmo quem tem apenas uma cabeça de gado está obrigado a cumprir com a determinação do Ministério da Agricultura. Aqueles que não realizarem a vacinação em seus animais, estão sujeitos à multa de R$ 500 ou mais.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Causada por um vírus, com sete tipos diferentes, a doença pode se espalhar rapidamente, caso ações de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a detecção.

Pular para o conteúdo