Quase seis meses após o início oficial da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país, Lagoa Seca atingiu, nesta terça-feira (20), 52% da população vacinável (que é de aproximadamente 20 mil) com a primeira dose, segundo os dados informados pela Secretaria de Saúde do município. 9.918 lagoassequenses compareceram aos locais de vacinação para receber a primeira parte do imunizante.

Já supera o montante de 15.700 o total de doses adquiridas até agora pelo município. Insumos da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca, Pfizer e Janssen compõem a lista de laboratórios que vêm ofertando vacinas.

Embora a cidade dependa das remessas que são entregues gradativamente pelo governo estadual, o índice atingido é visto pela prefeitura como “positivo”, mas para que imunidade coletiva possa ser alcançada, cerca dos 70% dos lagoassequenses precisam ter tomado as duas doses – até esta segunda-feira, no entanto, apenas 16% haviam finalizado o esquema completo, ou 3.225 cidadãos. O que receberam dose única – no caso do laboratório da Janssen – somam 464.

Nas últimas 24h, mais de 500 pessoas, da população em geral e sem comorbidades, compareceram à Policlínica Manoel Jácome para obter o antídoto. O público compôs a lista dos que têm 40 anos ou mais e que já pode ser incluído no ciclo vacinal. A ampliação, conforme a Saúde, é estender as doses para os de 39 anos já nesta terça-feira.

A primeira dose já possibilita proteção bem elevada para os diferentes desfechos da doença, mas a segunda dose é fundamental para conseguirmos os níveis máximos de proteção. Estudos têm demonstrado que, com as duas doses, a proteção contra as variantes, inclusive a Delta, é bastante alta, em especial contra mortes. Isso só leva a gente a reforçar a necessidade da segunda dose. Ter 16% da população [com a imunização completa] é um nível alto em comparação com o resto do país, mas precisamos e queremos avançar”, comentou a secretária de Saúde, Cristiane Cavalcanti.