A cultura do município de Lagoa Seca, conhecida por sua diversidade e riqueza de artistas de mãos-cheias, acaba de ganhar mais um capítulo em sua história. Nesta quarta-feira (24), a Assembleia Legislativa incluiu a Festa do Artesanato – O Festival Estadual do Artista Popular no calendário oficial de eventos turísticos do Estado da Paraíba.
A iniciativa veio do Projeto de Lei n° 311/2023, de autoria do deputado estadual Fábio Ramalho (PSDB), ex-prefeito de Lagoa Seca e idealizador do evento na cidade, com sua primeiro edição em 2017.
Com a inserção do município na calendário oficial de eventos turísticos da PB, Lagoa Seca passa a ganhar mais visibilidade e possibilidades de atrair políticas públicas as quais projetam ainda mais o leque de atrativos turísticos existentes na considerada Terra do Artesanato.
Na justificativa do projeto de lei apreciado e votado pelos deputados estaduais, a “Festa do Artesanato fomenta a economia mediante à promoção e o enaltecimento do rico artesanato local.” E continua “O evento, em si, para além das exibições artísticas de grandes nomes da música nacional, promove e prioriza a apresentação de músicos da terra.
No ano passado, como lembra o PL, a edição movimentou cerca de R$ 100 mil em vendas de produtos artesanais, além de abrir portais para outros artesãos de lugares vizinhos, como Alagoa Nova, Pocinhos e São Sebastião de Lagoa de Roça. O secretário de Cultura, Turismo e Esporte comemorou a conquista. “Todos nós, lagoassequenses e apaixonados por esse cantinho instalado no Agreste, ficamos felizes quando soubemos dessa nova lei. Até porque ela veio de alguém que muito fez para que este dia pudesse chegar. Nossa gratidão ao deputado Fábio”, falou Márcio Rangel.
Para a prefeita Dalva Lucena, fica a partir de hoje a responsabilidade de continuar trabalhando e investindo no setor cultural. “Fábio foi muito justo em lutar, na Assembleia, por esse ideal. Lagoa Seca ganha, o Estado da Paraíba também. Agora, mais do que nunca, ficam o dever e responsabilidade da gestão investir e incentivar para que os turistas conheçam as maravilhas dessa terra e gente acolhedora”, disse.