O município de Lagoa Seca promove, neste sábado (24), o “Dia D” para dar início à campanha de vacinação antirrábica. Deverão ser vacinados cães e gatos saudáveis, com mais de três meses de vida.

A imunização vai acontecer na Policlínica Manoel Jácome, no atendimento das 8h às 17h.

A Secretaria de Saúde estabeleceu 40 pontos espalhados pela cidade, em oito dias de campanha, a fim de contemplar toda demanda existente na zona urbana quanto rural. A prefeitura divulgará toda semana o calendário com locais e horários aptos a receber os bichinhos de estimação.

Cães devem ser levados com coleira e guia, conduzidas por adultos. Já os gatos devem ser levados em caixas específicas para transporte.

A estimativa é que 5.980 (4.519 cães e 1.461 felinos) estejam livres contra a raiva. No ano passado, a cidade ultrapassou a meta esperada e atingiu um total de 6.675 animais vacinados.

Toda logística, desde o controle dos insumos até a aplicação deles, está sendo organizada pela Secretaria de Saúde – por meio de agentes do setor de imunização e Vigilância Ambiental.

Sobre a raiva

A vacina antirrábica serve para prevenção da raiva, uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados.

O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação do cérebro) e que evolui de forma bem rápida. Por possuir alto índice de letalidade, a raiva é considerada uma doença fatal.

Veja o cronograma completo da vacinação antirrábica em Lagoa Seca 2022

Pular para o conteúdo