Quem passou no entorno da Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz), na manhã desta sexta-feira (17), ouviu a mensagem máxima de alerta: proteja-se contra a dengue. A orientação fez parte de uma campanha promovida pela Secretaria de Saúde do município, intitulada de “Dia D” contra o mosquito Aedes Aegypti – inseto transmissor de várias doenças, entre elas a própria dengue.

Profissionais da Saúde fizeram uma panfletagem alertando à população acerca da necessidade de prevenção e atuação diante na doença, que pode levar o indivíduo a óbito. Peixes também foram doados, uma vez que eles atuam no controle do Aedes Aegypti, alimentado-se dos ovos e larvas deixadas pelo mosquito em água parada. Além disso, vacinação antirrábica e serviços de aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia em humanos compuseram a lista de atendimentos gratuitos ao público.

“A gente fica muito feliz em ver o esforço de nossos servidores em mais uma força-tarefa, que teve o propósito de chamar a atenção dos lagoassequenses no dia de hoje. Os casos de dengue, infelizmente, estão voltando, estão bem acentuados, por isso, a gente realizou essa ação em praça pública, para dizer que a dengue é algo sério, e que todos podem ajudar na luta”, falou a secretária de Saúde de Lagoa Seca, Cristiane Cavalcanti.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento prestou apoio ao evento de hoje. Mudas de plantas foram distribuídas a quem se interessasse. Técnicas da pasta orientaram a plantação, manejo e cultivo adequado das árvores.

O Dia D contra a dengue atendeu, ainda, um ofício do governo estadual, emitido esta semana. No documento, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde pedia que prefeituras, entre elas a de Lagoa Seca, intensifiquem campanhas para eliminar focos do mosquito e envitar sua proliferação.

DECOM/PMLS

Pular para o conteúdo