O município de Lagoa Seca realizou durante o dia desta quinta-feira (16), no Banco Mãe de Sementes, situado no sítio Quicé, o 1º Encontro Municipal de Sementes da Paixão – como ficaram conhecidas as sementes nativas ou crioulas, que vem sendo reproduzidas pela agricultura familiar desde os povos mais antigos, garantindo autonomia e diversidade tocante à produção agrícola.

Apresentar os resultados do primeiro ano das ações voltadas ao Programa Planta Lagoa Seca, bem como fortalecer a rede de produtores rurais ofertando a distribuição de sementes crioulas para o ano que vem estiveram entre os principais objetivos do evento.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município, mais de 2 mil kg estão armazenadas em bancos de sementes, espalhados na própria cidade, a fim de serem repassadas a agricultores em 2022. Tal investimento feito pela governo municipal na aquisição desse produto ultrapassa o montante de R$ 12 mil, nos últimos doze meses.

O prefeito Fábio Ramalho comemorou mais um feito na área, sempre alinhado às necessidades do agricultor. “Temos mais de 2 mil kg guardados em bancos de sementes, e o melhor: em nossa cidade querida. Um deles, de porte maior, está em Lagoa do Gravatá. Além disso, a política do não uso de transgênicos é difícil de combater, no entanto, a gente sabe que estamos fazendo nossa parte, a atividade de hoje mostra isso”, comentou.

Várias entidades deram as mãos na iniciativa de difundir o 1º Encontro Municipal de Sementes da Paixão. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tendo apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca e da AS-PTA.

Na parte da manhã do encontro, um momento místico abriu a programação do 1º Encontro Municipal de Sementes da Paixão. Pessoas ligadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca encarregaram-se de promover um espaço de reflexão espiritual antes da proposta maior do encontro. Logo após, foi apresentado ao público a Lei Municipal n° 206/2014, de autoria de Nelson Anacleto, à época parlamentar da Câmara Municipal. Em sua propositura, Nelson criou o Programa Municipal de Sementes.

Segundo o texto da lei, o programa tem duas finalidades básicas: primeira, lançar bancos comunitários de sementes, nos setores rurais e associações comunitárias, não deixando de fortalecer o trabalho das já existentes na zona rural; segunda, dar sustentabilidade à agricultura familiar, por meio do repasse de sementes para armazenamento em bancos.

Dando sequência, ainda no primeiro turno, a engenheira agrônoma e técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Nohanna Andrade, responsável por coordenar o Programa Planta Lagoa Seca, expôs a atuação desse serviço em Lagoa Seca. Ela também contou de sua metodologia e revelou desafios para fazer valer a lei, que só foi implantada mesmo na prática neste ano.

A parte da tarde foi dedicada a diálogos acerca da proposta em transformar uma comunidade livre de transgênicos. A condução foi ministrada pela AS-PTA – uma associação sem fins lucrativos, na missão de atuar para fortalecer a agricultura nas famílias e incentiva-las ao desenvolvimento rural sustentável no país. A intenção de fomentar plantios consorciados, em Lagoa Seca, também esteve na discussão, tendo como exemplo a cultura do algodão. Plantio consorciado trata-se de um sistema no qual duas ou mais espécies são cultivadas em conjunto, permitindo uma interação biológica benéfica para todas.

Nelson lembrou que o 1º Encontro Municipal de Sementes da Paixão foi algo inédito e marcante na cidade. “Uma oportunidade de prestarmos contas do que fizemos, a exemplo do investimento feito fora com a compra das sementes da paixão, já que não tínhamos aqui, depois distribuímos, e agora, com políticas públicas, nos alegramos porque sabemos que os grãos estão neste solo e aqui vão permanecer, possibilitando que a gente compre a esses mesmos agricultores. Na Casa do Povo [Câmara], lutei para que isso acontecesse, e só agora um desejo antigo vira realidade, graças a Deus e a Fábio Ramalho”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.