A Prefeitura de Lagoa Seca continua com a vacinação contra a febre aftosa até 31 de maio. A finalidade da campanha é livrar os animais do município da doença, algo necessário para o transporte de animais vivos e produtos e subprodutos de origem animal entre os estados do país e também para o exterior.


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento oferta apoio aos criadores do município da seguinte maneira: os produtores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas, existentes apenas na cidade vizinha, em Campina Grande. Só após esse processo, com os animais imunizados, o pecuarista deverá comparecer à sede da Secretaria de Agricultura para apresentar a nota fiscal da vacina e dos dados do rebanho, que inclui sexo e idade, para que a órgão encaminhe a declaração à defesa Agropecuária do Estado.


Mesmo quem apenas uma cabeça de gado está obrigado a cumprir com a determinação do Ministério Agricultura. Aqueles que não realizarem a vacinação em seus animais estão sujeitos à multa.


A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Causada por um vírus, com sete tipos diferentes, a doença pode se espalhar rapidamente, caso ações de controle e arrecadação não sejam adotadas logo após a detecção.

Pular para o conteúdo