A Secretaria de Educação de Lagoa Seca promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), encontro formativo para os professores da educação infantil do município com o objetivo de iniciar às atividades referentes ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que traz como temática a “Docência na Educação Infantil: contextos e práticas”.
A reunião foi pautada a partir da apresentação do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) que constitui-se como uma proposta de desenvolvimento profissional para oferecer formação continuada a profissionais da Educação Infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita, dentro do Criança Alfabetizada.
De acordo com a coordenadora pedagógica da pasta, Elayne Lima, o projeto visa “explorar o direito de participação e autonomia das crianças, evidenciando seus desejos por meio da oralidade, registro escrito e desenhos ou atividades lúdicas, através desse planejamento e das ações cotidianas, os profissionais estarão estimulando o protagonismo dos alunos”, comentou.
O encontro contou com a presença do secretário de educação, Iran Barbosa, da coordenadora de educação infantil da Paraíba, Daniele de Souza, e das formadoras Eliane de Farias (regional), Tânia Queiroz (UFCG), Cristiane Costa e Vanusa da Silva (municipal).

SOBRE O PROGRAMA

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Ministério da Educação que prevê assegurar o direito da criança de ser alfabetizada na idade certa. Por meio da conjunção de esforços, tendo em vista a realidade local e o nível de escolaridade dos alunos da rede, a ação pretende alfabetizar 100% das crianças brasileiras até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, além disso, também busca promover a recomposição de aprendizagens para os discentes que estão matriculados até o 5° ano e foram afetados, de alguma forma, pela pandemia da Covid-19.