O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Lagoa Seca realizou, nesta quinta-feira (14) uma ação alusiva ao Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A iniciativa reuniu mulheres atendidas pelo serviço em uma tarde de acolhimento, cuidados e informação, oferecendo uma série de serviços gratuitos, como fisioterapia, massagem, maquiagem, corte de cabelo, escova e auriculoterapia. Também houve um momento voltado à saúde com orientações nutricionais para uma alimentação equilibrada e uma conversa educativa sobre métodos contraceptivos, conduzida por uma profissional de enfermagem.
Um dos pontos altos da programação foi a palestra da coordenadora do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, Mariana Renali, que abordou como identificar sinais de violência doméstica, os diferentes tipos de violência, os serviços disponíveis para apoio e os canais de denúncia.
A secretária de Assistência Social, Janierika Monteiro, destacou a importância da ação. “É fundamental que as mulheres conheçam seus direitos e saibam onde buscar ajuda. Além disso, esse tipo de evento oferece momentos de cuidado e autoestima”.
A coordenadora do CREAS, Fabiana Lima, também ressaltou o papel do serviço na proteção e orientação às mulheres:
“Nosso objetivo é garantir informação e apoio para que essas mulheres se sintam fortalecidas e seguras para romper ciclos de violência.”
A ação contou com a parceria da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Cultura, reforçando o trabalho em rede no enfrentamento à violência e na promoção dos direitos das mulheres em Lagoa Seca.




