Começou nesta segunda-feira (22), em Lagoa Seca, a campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Secretarias de Saúde, e Agricultura e Abastecimento. Esta edição também conta com o apoio de estagiários de cursos superiores de áreas afins ligados a instituições acadêmicas. A ação seguirá até sexta-feira (26) e contará com um Dia D de mobilização no sábado (27).
Na manhã de hoje, as primeiras comunidades atendidas foram Pai Domingos, Jenipapo e Campinote. À tarde, a vacinação será realizada nos sítios Gruta Funda, Lagoa do Gravatá, Retiro, Manguape e Lagoa da Marcela. Todo o cronograma foi divulgado nas redes sociais da prefeitura.
Além do atendimento nas comunidades, abrigos de animais e protetores independentes deverão realizar agendamento com a coordenação de Sanidade Animal na próxima semana (segunda e terça-feira). O responsável pelo setor é Djalma Gomes, disponível na Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo seres humanos. A transmissão ocorre principalmente pela mordida de animais infectados, já que o vírus está presente na saliva. A enfermidade pode ser fatal, mas prevenida de forma eficaz pela vacinação em cães e gatos.
A vacina antirrábica é, portanto, a principal medida de proteção, tanto para os animais quanto para a comunidade. Ao manter a imunização em dia, evita-se a circulação do vírus e garante-se a segurança da população contra uma das zoonoses mais perigosas do mundo.



