O Salão do Artesanato abre suas portas, nesta terça-feira (2), para o universo encantado das cores, formas e tamanhos variados da pura arte. Durante os seis dias de programação da festa, 112 artesãos credenciados poderão expor e comercializar seus produtos. Cerca de 20 deles estarão participando pela primeira vez.
Até domingo (7), o público de casa e os turistas vão conhecer as 10 tipologias preparadas e reunidas em diferentes técnicas: crochê, tricô, bordado, macramê, gastronomia, artes plásticas, madeira, cipó, brinquedo popular e habilidade manual. A feira está organizada em 22 estandes, com funcionamento diário das 16h às 22h. A entrada é gratuita.
A coordenadora do seguimento em Lagoa Seca, Lucicleide Nascimento, conta que dentre os legítimos anfitriões da festa estão aqueles com deficiência e mães atípicas, caracterizando a inclusão e o respeito às diferenças.
Para garantir a participação de todos, os artesãos que moram na zona rural terão transporte disponibilizado, especialmente aqueles que residem em áreas mais afastadas.
A temática desta edição é “Coração nordestino entre fios, cores e história”, inspirada em uma oficina promovida pela prefeitura e praticada pelos próprios artesãos. Durante a atividade, eles desenvolveram uma coleção de moda com materiais recicláveis doados pelo Instituto Alpargatas, incluindo homenagens a personalidades da cidade.
Lucicleide acrescenta que o espaço vai além da venda de produtos. “O salão serve para expandir os negócios, divulgando o talento desses artistas e criando oportunidades de troca de experiências entre artesãos de diferentes regiões e estilos. É um ambiente que valoriza a criatividade, a tradição e o talento local”, afirmou.









