A Prefeitura de Lagoa Seca inicia, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, nesta terça-feira (2), a sexta edição da Festa do Artesanato – O Festival Estadual do Artista Popular, que segue até o domingo (7).
Serão seis dias de atividades, consolidando a maior edição já realizada, tanto pela ampliação da grade musical, com 19 atrações entre artistas locais e nomes de repercussão nacional, quanto pela estrutura montada no Estádio Municipal Francisco Luiz de Sena (O Titão), onde o evento acontece pelo terceiro ano consecutivo.
Com apoio do Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Cultural dos Artesãos de Lagoa Seca, a Festa do Artesanato se destaca por valorizar o trabalho dos artesãos, impulsionando a economia criativa e ampliando a geração de renda no município.
O estádio dispõe de quase 6 mil m² e volta a receber a festa após o sucesso dos anos anteriores, com capacidade para cerca de 15 mil pessoas. O tradicional Salão do Artesanato está mantido e reunirá trabalhadores com peças diversas em uma feira organizada para exposição, vendas e valorização dos produtos criados exclusivamente por artesãos do município.
A prefeita Michelle Ribeiro falou da importância da festa para o Agreste paraibano e a expectativa para receber o lagoassequense e turistas: “A cada ano a responsabilidade aumenta, uma vez que a festa está consolidada como uma das principais vitrines culturais do estado. Além de fortalecer a economia local, celebramos nossas tradições e respeitamos quem vive da arte e do ofício manual. Vamos fazer a maior edição da história, preparada com muito cuidado para receber bem os amigos.”
Por sua vez, a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Lígia Cruz, enalteceu o caráter cultural do festival: “De maneira ampla, em todos os sentidos, vamos trazer uma programação diversa, com música, feira e oportunidades reais de geração de renda. Estamos prontos para oferecer uma experiência acessível e acolhedora.”
Estrutura e segurança reforçadas para seis dias de programação
Para receber o público com conforto e organização, a Prefeitura de Lagoa Seca montou uma estrutura completa no Estádio Titão, composta por:
•5 portões de acesso ao público;
•59 pontos de venda de comida e bebida;
•85 banheiros químicos;
•Equipes de segurança em todo o estádio, com a atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes privados;
•Monitoramento por câmeras de vigilância e controle de acesso com revista e detectores de metal;
•Camarote da acessibilidade – disponível para pessoas com deficiência e um acompanhante, sem necessidade de cadastro;
•Saídas de emergência e equipes de socorro imediato.
Orientações gerais ao público
O Salão do Artesanato ficará aberto para visitação das 16h às 22h. As apresentações no palco começam às 19h, e o encerramento das atividades será às 2h nos dias de semana e às 3h nos fins de semana.
Para garantir a segurança, não será permitida a entrada de coolers, caixas térmicas e qualquer tipo de recipiente, mesmo descartável. Também é vedada a passagem de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, já que o estádio dispõe de pontos de comercialização cadastrados. Não é autorizada a entrada de pessoas com recipientes de vidro, plástico, alumínio ou qualquer outro material. Menores de 18 anos só poderão ingressar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Programação musical
2 de dezembro (terça-feira)
•Marcos Freire
3 de dezembro (quarta-feira)
•Padre Nilson Nunes
4 de dezembro (quinta-feira)
•Maciel Papo 10
•Seu Desejo
•Adriano Ezequiel
•Eliane
5 de dezembro (sexta-feira)
•Banda JI
•Taty Girl
•Japãozin
•Fabiano Guimarães
6 de dezembro (sábado)
•Geysian Kelly
•Natanzinho Lima
•Samya Maia
•Daniel Rey
7 de dezembro (domingo)
•Banda Desejos
•Trio Sol Nascente (no Salão do Artesanato)
•Xand Avião
•Jeferson Arretado
•Gegê Bismarck