As três comissões (Gerenciamento e Planejamento, Técnica Preparatória, e Acompanhamento) responsáveis pela revisão e elaboração do novo Plano Diretor de Lagoa reuniram-se, como de costume, em mais um encontro mensal, ocorrido na última terça-feira na Câmara de Vereadores.

O encontro marcou a aprovação do regimento interno da terceira audiência pública, que acontecerá no dia 14 do próximo mês, e apresentação do novo mapa do município, produzido para ser inserido no PDM.

Após a saudação inicial, a reunião foi conduzida pela secretária de Administração e coordenadora geral dos trabalhos, Aparecida dos Santos, que fez a leitura de todo o regimento interno de mais uma futura audiência pública, que encerrará as atividades da terceira etapa. O texto foi colocado em votação e, em seguida, aprovado, sem ressalvas, pelos membros das comissões.

Na sequência, a arquiteta Mariana Viana apresentou o mapa espacial do município, inclusive novo e que não esteve presente na criação do Plano, em Lagoa Seca. De acordo com ela, todo processo durou mais de oito meses com total apoio da Unifacisa (instituição de ensino superior) por meio de três equipes de alunos estagiários acompanhados por professores, que se dedicaram nessa missão.

O mapa é necessário porque também ajuda a planejar o município para a década seguinte. Ele revela a espacialização e riqueza de informações da área territorial (tanto da zona urbana quanto rural) e foi inicialmente separado em sete tipos: cheios e vazios: uso e ocupação; gabarito, padrão construtivo; hierarquia viária; atributos ambientais; e leitura do lugar.

Em síntese, ainda segundo Mariana, o passo a passo para chegar ao produto final começou com a captação de imagens de Lagoa Seca vistas por satélites disponíveis pelo Google – incluindo alguns pontos de georreferenciamento. Com a base (desenho) produzida em programa de computador, vieram as subdivisões dos estudantes com foco nas visitas presenciais em praticamente toda cidade, avaliando e tomando nota do que encontraram. Só assim, com os relatórios prontos (mapa, fotos e textos) e agrupados por regiões, uma fusão do estudo gerou o mapa completo do município.

Atualmente a revisão do Plano Diretor está em sua terceira de cinco etapas, sob a finalidade de apresentar propostas as quais melhorem os variados seguimentos de Lagoa Seca. O prognóstico “a cidade que queremos” surge em decorrência do diagnóstico da cidade, estudado e apontado pelas comissões na segunda etapa, com colaboração da população.