Foi aberto oficialmente, pelo prefeito Fábio Ramalho, a 1º Festa de Artesanato de Lagoa Seca, o Festival Estadual do Artista Popular. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (22), no Salão Paroquial do município e contou com a presença de diversas autoridades, de artesãos e da população lagoassequence.

Quem teve a oportunidade de acompanhar o evento, que também foi transmitido em tempo real através das redes sociais da prefeitura, assistiu aos discursos emocionados e de alegria pela realização da festa que tem como objetivo valorizar a cultura e os artistas da cidade.

A vice-prefeita de Lagoa Seca, Dalva Lucena, falou das expectativas da festa e destacou o que deseja para o artesanato do município, “Espero muito sucesso e êxito para a festa e com isso o artesanato de Lagoa Seca tem a crescer nacionalmente”, declarou.

O Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Márcio Rangel, se emocionou ao falar da festa e destacou os desafios de fazer um evento em meio a crise econômica que atinge todo o país. O chefe da pasta também falou do orgulho que a cidade já passa a sentir do artesanato que produz e que a festa vem para levantar o ego da população. “Daqui para frente vamos mostrar o que Lagoa Seca tem de melhor e o objetivo desse evento é mostrar que somos capazes. Graças ao talento de vocês, artesãos, é que nós vamos ter um grande evento. A cultura desta cidade já começou a mudar, pois vem sendo reconhecida e valorizada desde o dia 1º de janeiro e assim seguirá”, frisou.

O prefeito Fábio Ramalho destacou que a cidade precisava de um evento como esse criando definitivamente uma identidade cultural, que antes não existia. “Sempre tivemos conhecimento do potencial dos nossos artistas, mas antes isso não era reconhecido, nem incentivado. Agora criamos um festival, que irá elevar o nome de nosso município, fazendo com que todos vejam que somos muito mais fortes do que pensam. Além disso, o evento servirá de incentivo para que os artistas continuem a produzir, movimentará ainda mais a economia local, gerando inclusive empregos. Vamos mostrar ao mundo o potencial dos nossos artistas”, disse o gestor ao abrir oficialmente o evento.

Texto: Felipe Ramon
Fotos: Junot Lacet Filho