Por Andreza Valdevino, Danielle Lima e José Primitivo

Com exposição e vendas de artigos produzidos pelos mais de 70 artesãos, foi aberta nesta quarta-feira (23), às 14h, na praça Severino Bezerra, a Feira de Artesanato que compõe um dos pontos altos da 1ª Festa do Artesanato de Lagoa Seca.
Os artigos expostos variam entre as mais diversas tipologias, entre elas a arte em madeira, renda, crochê, materiais típicos da região e a estopa, que é o tema da festa. A feira chama a atenção por apresentar muitas opções que agradam aos visitantes. Quem passa pelo local também tem a oportunidade de conhecer a história das artesãs Paulina Diniz e Expedita Medeiros com os memoriais montados no festival.
A abertura também contou com a apresentação da banda do Centro de Convivência da Terceira Idade de Campina Grande, que tem o objetivo de através da arte e cultura valorizar os artistas. O coordenador da banda José João da Silva, conhecido como Zé do Pífano, começou produzindo seus próprios instrumentos e vê na banda uma forma de entretenimento e inclusão para os idosos.
Lagoa Seca tem hoje artesãos que produzem para fora do estado e que através da feira tem a oportunidade de promover e valorizar a produção local.
O prefeito do município, Fábio Ramalho, que também prestigiou a abertura da Feira, destacou o objetivo da festa. “Nós temos hoje artesãos que produzem para fora do nosso estado, e isso faz com que a nossa população possa ter sua geração de emprego e renda própria e é isso que nós estamos querendo fazer”, disse.
A programação do 2º dia do Festival do Artesanato continua com a palestra “Formalizar e qualificar: segredos do sucesso”, às 20h, ministrado pelo SEBRAE/PB no salão paroquial, na rua 15 de Agosto, no centro.