A partir desta terça-feira (22) a cidade de Lagoa Seca, distante apenas 8km de Campina Grande e 129km da capital João Pessoa, abre as portas para a cultura e a arte popular com a 1ª edição da Festa do Artesanato – O Festival Estadual do Artista Popular.
Durante uma semana, o evento que é gratuito e acontece em praça pública irá oferecer aos visitantes uma vasta programação que vai desde oficinas, cursos e palestras, até exposições, feiras e show musicais.
O objetivo principal é incentivar a produção cultural e reconhecer os talentos locais, com uma programação diversificada, que irá proporcionar a valorização dos produtos produzidos pelos mais de 100 artistas que atualmente produzem na cidade.
O prefeito do município, Fábio Ramalho, declarou que a realização do festival demonstra a importância que a gestão vem dando a cultura local. “Sabemos o quanto é importante valorizar a cultura local e o quanto o artesanato contribui com a economia do município. Com este evento estaremos criando uma identidade própria para Lagoa Seca, a festa já nasce grande e por isso, aguardamos a participação de todos, inclusive pessoas de todo compartimento da Borborema” declarou.
Para o secretário de Cultura do município, Márcio Rangel, a ação deverá incentivar ainda mais a produção local e ajudar a reconhecer o trabalho manual de cada artista. “Quando criamos a Festa do Artesanato, o desafio foi identificar cada artista e conscientiza-los sobre a importância de cada trabalho. Hoje, temos mais de 100 artesãos espalhados por todas as regiões, gente que produz artigos que já foram vendidos até fora do país. A hora é de valorizá-los e incentiva-los ainda mais, pra que nossa cidade continue conhecida como a cidade do artesanato mais representativo do Brasil” comentou.