Com o objetivo de ouvir os artistas e planejar ações para o fortalecimento do artesanato da cidade, a Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, realizou na tarde desta quinta-feira no auditório do posto de saúde Inácia Leal, o I Encontro dos Artesãos de Lagoa Seca, cerca de 80 pessoas participaram do evento.

Além de artesãos de todas as regiões do município, participaram do I Encontro dos Artesãos de Lagoa Seca, o prefeito da cidade, Fábio Ramalho, a vice-prefeita, Dalva Lucena, o secretário de cultura, Márcio Rangel, a secretária de assistência social, Cristiane Cavalcante, o presidente do IPSER, Pedro Jácome, o procurador do município, Iankel Lucena, diretores dos Departamentos de Cultura e de Esporte, coordenadores da Secretaria de Educação, o presidente da câmara de vereadores, Paulinho Patriota e outros vereadores, como Beto do Floriano, Marconi Acióli e Maria José Policarpo.

O local do evento foi totalmente decorado com tema artesanato, a abertura do encontro foi realizada por um trio de forró pé de serra. Os artesãos foram convidados a realizar um cadastro, receberam lembranças do encontro e puderam desfrutar de um coffee break com comidas regionais.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Márcio Rangel Ferreira da Silva, explicou a importância de ouvir a categoria e lamentou a falta de valorização dos artesãos em anos anteriores. “Até hoje, nunca tivemos uma política séria de valorização e organização da nossa produção artística. Os artesãos sempre foram tratamos com desprezo, apesar de sempre representar de forma bonita nossa cidade. O tempo é outro. É hora de valorizar e melhorar a vida destes que sempre tão bem levaram o nome de nossa cidade” disse.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, a orientação do prefeito Fabio Ramalho é tratar a todos de forma igualitária e justa, promovem a divulgação e capacitação do trabalho artesanal da cidade.

O prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho, conversou frente à frente com os artesãos e destacou que irá se empenhar junto à categoria para tornar o artesanato local um orgulho para a cidade e um atrativo para quem é de fora. “Vamos vencer os desafios e buscar medidas para que o artesanato de Lagoa Seca seja nosso cartão postal. Por isso um encontro dessa magnitude é tão importante, para que possamos entender melhor as dificuldades da categoria e buscar medidas para superar essas dificuldades, valorizando assim o artesanato e o artesão de Lagoa Seca”, frisou o chefe do executivo.

Assuntos relacionados como formalização, qualificação, criação de um espaço para divulgação dos trabalhos e a importância dos investimentos na área também foram discutidos com a categoria que já se organiza para o senso cultural que terá início no próximo dia 03 de abril.