Uma logística inteiramente pensada e que deu certo. Desde o planejamento da Festa do Artesanato 2019, o prefeito Fábio Ramalho e o secretário de Cultura, Márcio Rangel, se preocuparam com a segurança, mobilidade e infraestrutura do Festival Estadual do Artista Popular.
Durante os 4 dias de shows à noite, não houve nenhum indício de violência em maior estado, afirma o comando do 10°Batalhão de Polícia Militar da Paraíba.
De acordo com a PM, mais de 60 policiais fizeram a ronda e a segurança da festa todas as noites. Os militares do Corpo de Bombeiros somaram mais de 20 homens. Já os civis, totalizaram quase 20.
As empresas privadas também tiveram uma participação enorme na promoção da segurança do público. Os mais de 40 agentes particulares atuaram nas três entradas da festa, dentro da praça e no camarote.
O uso da tecnologia na segurança da festa
Um investimento com grandes resultados marcou a terceira edição da Festa do Artesanato. A Central Integrada de Monitoramento, próxima à praça central, foi algo novo e implantado neste ano. 12 câmeras potentes e uma câmera Speed Dome – equipamento de qualidade com uma alta taxa de zoo em tempo real, com um giro de 360° – proporcionou segurança em tempos de avanço na tecnologia.
Graças ao trabalho da Central e do forte policiamento, dois suspeitos foram autuados comercializando drogas dentro da estrutura da festa. De imediato, ambos foram levados à delegacia de Polícia Civil, instalada a 300km da festa, e vão responder pelo caso.
Festa do Artesanato 2020
O prefeito Fábio Ramalho afirmou que a 4ª edição da Festa do Artesanato está garantida. Até lá, a Praça Severino Cabral vai estar de cara nova. O gestor apresentou, na noite deste sábado (03), um vídeo em 3D de como será o espaço depois da reforma. A previsão é que ainda neste mês os trabalhos sejam iniciados.