A 1ª Festa do Artesanato de Lagoa Seca ainda não foi aberta oficialmente, mas as atividades já tiveram início na manhã desta terça-feira (21) com uma oficina de pintura em tela, realizada no Salão Paroquial da cidade. Cerca de 30 crianças estudantes da rede municipal de ensino da Escola Irmão Damião e Escola José Marque de Melo, com idade entre 9 e 13 anos, participaram gratuitamente da atividade ministrada pela artesã e professora Rosicleide Almeida. Acompanhando o início das atividades, estiveram os veículos as emissoras TV Paraíba e TV Itararé realizando cobertura ao vivo e gravação no local.

A abertura oficial do evento acontece logo mais às 19h, mas ao longo da tarde também haverá uma oficina de confecção de bonecas, e a noite, após a solenidade de abertura, acontecerá uma palestra aberta ao público, ministrada pelo SEBRAE, com tema: “Artesanato: Sinônimo de riqueza e empreendedorismo”.

Sobre a oficina desta manhã, a artesã Rosicleide Almeida, elogiou a iniciativa da prefeitura ao envolver crianças e jovens nas oficinas sobre artesanato. “Ações como estas são importantes e nunca foram vistas antes em nossa cidade. São através delas que temos a oportunidade de descobrir talentos locais além de valorizar a produção artística”, destacou.

A Coordenadora do Ensino Fundamental do Município, Andréa Praxedes, encara a 1ª Festa do Artesanato como um resgate e valorização dos aspectos culturais de Lagoa Seca. “Esse momento em Lagoa Seca está sendo incrível. Essa iniciativa do prefeito Fábio Ramalho e o abraço que Márcio Rangel deu em relação a cultura tem sido fantástico”, contou Andréa. Dando continuidade ao festival, hoje à tarde acontece a oficina de confecção de bonecas para alunos do PETI e a noite a palestra do SEBRAE “Artesanato: sinônimo de riqueza e empreendedorismo”, aberta para toda a população.

O professor da Escola Municipal José Marques de Melo, Pedro Philipe, contou falou sobre importância da promoção de atividades que desenvolvem o pensamento criativo fora da sala de aula.  “Essa iniciativa que a prefeitura está dando a essas crianças é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos”, contou o educador.

Durante o curso os alunos aprenderam técnicas de contorno e pintura, além de desfrutar de um super lanche preparado para turma, tudo de forma gratuita.

Texto: Andreza Valdevino