A Prefeitura Municipal de Lagoa Seca convocou para uma reunião alguns moradores que residem próximo a uma barreira de terra no bairro Monte Alegre. A finalidade do encontro foi mostrar aos lagoassequenses as necessidades de realização de obra no local, a fim de evitar transtornos a quem vive no setor.
A reunião ocorrida no Ginásio Municipal Santino Herculando de Lima, nesta terça-feira (11), foi conduzida pela prefeita Dalva Lucena, que fez questão de juntar os moradores, ouvir suas demandas e sugerir o levantamento de um muro de arrimo para conter a barreira de terra encontrada perto das casas situadas nas Ruas José Anacleto e Cícero Felipe Gangorra.
Segundo a Defesa Civil de Lagoa Seca, não há nenhum registro de deslizamento do barranco, embora a área apresente várias rachaduras consideradas de alto risco para a população.
Em um primeiro momento, desde quando a prefeita Dalva anunciou que seu governo resolveria o problema, técnicos da prefeitura entraram em campo e encontraram resistência por parte dos moradores, que não queriam sair das residências, mesmo com a garantia de que receberiam o aluguel social pago pela própria gestão. Alguns deles, segundo relatos, seguiam desacreditados na possibilidade de que a ajuda viria.
Tal pedido de esvaziamento foi feito devido ao forte período de chuvas registrado especialmente no ano passado, deixando a prefeitura preocupada com a integridade física dos cidadãos. Por sorte, perdas materiais e acidentes com humanos não foram contabilizados nesse período.
Agora, com mais uma tentativa e expondo a urgência de sanar a questão de uma vez por todas, a prefeita Dalva Lucena conseguiu a atenção dos moradores, fazendo com que eles compreendessem a importância da construção do muro de arrimo.
Segundo ela, uma próxima visita está marcada para breve, dessa vez acompanhada do engenheiro civil da prefeitura, no intuito de avaliar como cada passo será dado. Aos menos 10 domicílios serão beneficiados diretamente com a empreitada, que já tem dinheiro em caixa e, logo mais, seguirá para processo licitatório após aprovação de um novo projeto de engenharia.
Para a chefe do executivo municipal, a fidelização desse trabalho marcará mais um compromisso afirmado por sua administração pública. “Queremos trabalhar e mostrar a Lagoa Seca o quanto é possível sonhar e fazer esse sonho acontecer, ainda que com tantas dificuldades […] E pensar que fui desafiada, minha capacidade colocada à prova, alguns alegando que eu não tinha condições de executar essa obra. No entanto, revelei o oposto e estamos aqui para isso”, contou.
Dalva lembrou de outra situação parecida existente nos primeiros meses do seu mandato: a queda de uma barreira no bairro Bela Vista. O caso logo foi resolvido e mudou para melhor a vida dos habitantes dali. A prefeita disse, ainda, que vai atuar para que o serviço de infraestrutura chegue ao bairro São José – localidade na qual também necessita dessa mesma estrutura.
Na reunião desta terça-feira participaram, além do público convidado, o coordenador da Defesa Civil, George Rufino, os secretários municipais Michelle Ribeiro (Assistência Social), Nelson Anacleto (Agricultura e Abastecimento) e Iankel Lucena (Finanças).