Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado oficialmente no calendário em 18 de maio, a Secretária de Saúde realizou nesta terça-feira (21), ação com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e com toda Rede de Assistência a Saúde Mental (RAPS) do município. A secretária da pasta, Cristiane Cavalcanti, a coordenadora do CAPS, Mônica Correia, familiares da classe e servidores da gestão marcaram presença na ocasião.

Em pauta, o setor promoveu uma palestra sobre “Caminhos para Liberdade: minha loucura não se prende” – tema da campanha deste ano, ministrada pelo psicólogo do CAPS, Alisson Santos. A programação desta manhã também contou com coffee break e sorteios de brindes, além de atividade física e ginástica laboral, executada pelo educador físico Nohammad Augusto, que faz parte da Equipe Multiprofissional da Atenção Primária à Saúde.

A luta antimanicomial se caracteriza pela defesa dos direitos de pessoas com transtornos mentais e pelo combate à ideia de que os recursos terapêuticos devem ser feitos através do isolamento.
Em meio a todo preconceito que cercam a doença mental, o movimento luta todos os dias para que estes indivíduos tenham o direito de viver como todo cidadão, para que possam conviver em sociedade e tenham, também, a garantia de um bom tratamento.

DECOM/PMLS

Pular para o conteúdo