A secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizou na tarde desta quarta-feira (12), uma reunião com artesãos de Lagoa Seca para discutir detalhes e traçar metas para a I Festa do Artesanato, que vai acontecer entre os dias 22 e 26 de agosto deste ano.
Em sua primeira edição, a festa que tem como principal objetivo alavancar o artesanato local e colocá-lo no centro da visibilidade na região, vai possibilitar a valorização da cultura e o estimulo ao desenvolvimento do artista popular.
Na oportunidade foram abordados temas como empreendedorismo, aprimoramento de conhecimento e multiplicação de talentos.
O secretário de Cultura, Marcio Rangel, falou da importância que há na troca de conhecimentos e tradições entre as gerações, o que possibilita a multiplicação de talentos e mantem viva a identidade cultural do povo. “Nós não queremos fazer uma festa por mera diversão, nosso foco principal é nossa arte popular, nosso artesanato. É preciso mostrar nossa cultura e repassa-la para que ela não morra e através das gerações nós possamos ver essa multiplicação de talentos”, disse o secretário.
Durante o evento, a programação geral da festa começou a ser elaborada, com destaque as atividades de capacitação e formalização dos artesãos.
No encontro, a gerência local do Banco do Brasil também apresentou uma linha de crédito específica para os artistas locais, com juros abaixo do mercado e com facilidade de acesso. “Será um impulso importante para os pequenos artesãos. O Banco do Brasil está oferecendo linhas de crédito que variam de 1 até 15 mil reais” completou o secretário.
Os artesãos também compartilharam suas expectativas para o evento e tiveram oportunidade dar sugestões para que a I Festa do Artesanato seja ainda mais grandiosa e enriquecedora.