Jornais, revistas e garrafas pets, tudo isso pode virar matéria prima para trabalhos artesanais. Na manhã desta quarta-feira (23), segundo dia de atividades do I Festival do Artesanato de Lagoa Seca, aconteceu no Salão paroquial, a oficina gratuita Reciclando no Artesanato, ministrada pela artesã Eliane Leal, que mostrou para mulheres atendidas por programas sociais do município, como transformar em arte materiais que antes eram descartados.
Muitas vezes não sabemos o que fazer com alguns materiais quando não tem mais utilidade e para a artesã Eliane Leal isso se transforma em objetos que podem ser utilizados em casa, presentes para alguém em datas comemorativas ou em objetos que podem ser comercializados.
Segundo ela, a técnica é transformar lixo em luxo, agregando valores aos produtos. “Com essa técnica você está deixando de poluir a área, diminuindo as queimadas e a poluição do ar e do meio ambiente em si. Com as suas capacidades você transforma aquilo em outro objeto de utilidade”, destacou Eliane Leal.
Muitas pessoas começam a fazer artesanato para se distrair e depois começam a ver que pode gerar renda com aqueles objetos. A artesã Elinete Alexandrino, que participou da oficina, contou que era a primeira vez que estava trabalhando com a reciclagem e que pretende continuar com a técnica. ” Eu já tenho a atividade de fazer almofadas, mas quero continuar trabalhando com esses materiais, pode fazer porta retrato, porta guardanapo e outros objetos”, revelou.
Eliane fala que além de produzir arte e ajudar o meio ambiente essa técnica abre o olhar para produzir produtos com materiais recicláveis e ainda relaxar. Marluce Cavalcante, que também participou da aula, confirma isso, “Desde que cheguei aqui não penso em outra coisa que não seja o artesanato e estou tranquila.”
A próxima atividade, da I Festa do Artesanato de Lagoa Seca, será a abertura da Feira do Artesanato na tarde desta quarta-feira (23), a partir das 14h, com exposição dos artistas da cidade.
Por Felipe Ramon